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PRIMEIRO ATO

 

FADE IN:

 

CENA EXT. CIDADE DE HEDELON - PASSAGEM ESTREITA ENTRE EDIFÍCIOS - DIA

 

Xena e Gabrielle se escondem em um beco sem saída. Xena está sentada em uma caixa, com as mãos enganchadas à sua frente. Gabrielle se agacha ao lado dela, com uma mão pousando no ombro de Xena.

 

GABRIELLE

Okei, aquilo foi um choque.

 

 

XENA

É.

 

Gabrielle esfrega o braço de Xena.

 

GABRIELLE

Bem, ao menos isso torna as coisas mais fáceis.

Nós podemos simplesmente entrar lá e falar com ela.

 

XENA

Podemos?

 

 

GABRIELLE

Claro. Quer dizer, se realmente for ela no

meio disso, talvez seja tudo apenas um

imenso mal-entendido. Você sabe

como isso pode acontecer.

 

Xena está olhando direto para frente.

 

XENA

E se não for?

 

GABRIELLE

(franzindo a testa)

Se não for? Não entendo, Xena. Você

não está mesmo achando que a Eva

está por trás desses caras, está? Ela

é sua filha... como você poderia?

 

Xena olha muito sombriamente para Gabrielle.

 

XENA

Porque ela é minha filha.

 

Gabrielle cai em silêncio. Depois de um momento olhando dentro dos olhos de Xena, ela simplesmente ergue a mão e passa a costa dos nós de seus dedos pela bochecha de Xena.

 

GABRIELLE

Acho que ela iria achar o que esses caras

estão fazendo tão podre quanto achamos.

 

Xena exala pesadamente.

 

XENA

Talvez. Mas é melhor esperarmos escurecer

antes de tentarmos entrar, só por garantia.

 

 

Gabrielle olha em volta.

 

GABRIELLE

Certo. Vamos encontrar um lugar

para nos enfiarmos até lá. Estamos

chamando muita atenção nesta multidão.

 

Xena se levanta e puxa seu capote em torno de si, escondendo sua armadura e armas.

 

XENA

Que tal se nós lhe arrumarmos um novo

manto elegante, aí você pode...

 

GABRIELLE

Eu posso?

 

XENA

(se retorcendo)

Mesmo nas roupas certas, você chama

um pouco mais de atenção do que eu.

 

GABRIELLE

(sorrindo)

Essa foi uma piadinha, não foi?

 

 

Xena esboça um sorriso em retribuição.

 

XENA

Nunca. Venha.

 

Xena e Gabrielle vão para a beira do muro e espiam cuidadosamente. Elas vêem apenas alguns ambulantes, então elas saem do beco e se juntam ao fluxo mais pesado do tráfego.

 

Elas realmente atraem a atenção. Vários homens assentem com a cabeça e apontam para elas enquanto elas esvanecem para dentro da multidão.

 

CORTA PARA:

 

CENA EXT. CIDADE DE HEDELON - TARDE

 

Gabrielle está caminhando pelas ruas da cidade. Ela agora está vestida em um manto cor de aveia sem qualquer adorno ou sandália. Ela se mistura entre a multidão, e atrai menos atenção.

 

 

Ela avista um imenso prédio afastado da rua, com degraus que levam à entrada. Pessoas em mantos com o selo do sol estão sentadas nos degraus, alguns falando com os transeúntes.

 

GABRIELLE

Parece um lugar tão bom quanto qualquer um para começar.

 

Gabrielle vagueia casualmente adiante e se senta nos degraus, perto de um grupo de homens e mulheres, perto o suficiente para ouvir a conversa deles.

 

CORTA PARA:

 

CENA INT. ESTALAGEM DA CIDADE DE HEDELON - TARDE

 

Xena agora está vestida em uma simples e tosca túnica, mais parecida com os trabalhadores das ruas da cidade. Ela acabou de entrar na estalagem, e toma um assento a uma mesa perto dos fundos.

 

A estalagem está três-quartos cheia, a maioria com pessoas que trabalham para a cidade. Há ali mercadores, marinheiros, condutores de carroça, donos de estábulo - a classe média trabalhadora. Xena não se distingue da multidão, mas atrai alguns olhares quando toma um assento nos fundos.

 

Uma criada termina de servir uma bebida e vai até a mesa de Xena.

 

CRIADA

Em que posso serví-la?

 

XENA

Leite de cabra.

 

A criada fita Xena, confusa.

 

XENA

(continua)

Cerveja e um pouco de pão.

 

 

CRIADA

Okei, isso nós temos.

Nova na cidade?

 

XENA

Acabei de chegar.

Parece um lugar agradável.

 

Dois dos mercadores ali perto estiveram escutando. Um agora se vira de frente para Xena. A criada sai para atender seu pedido.

 

MERCADOR

Claro que é.

(pausa)

Ao menos que você trabalhe em vez de conversar o

dia todo. Você é uma trabalhadora ou uma faladeira?

 

Xena coloca a bota sob um imenso saco de grão perto da mesa e o ergue com uma simples flexão da perna. Ela o põe de volta no chão.

 

XENA

O que você acha?

 

Os homens riem disfarçadamente. A criada volta com uma caneca para Xena, e um prato de madeira com pão.

 

XENA

(continua)

Então, por que este é um mau

lugar para o trabalho honesto?

 

CRIADA

Não é. Ele simplesmente

reclama de tudo.

 

MERCADOR

É? Então você deve gostar de dar aos

caras de manto os seus dinares, não é?

 

A criada parte. Xena se levanta e leva sua caneca e prato para a mesa dos mercadores. Ela se senta ao lado deles.

 

XENA

Contem-me sobre

os caras de manto.

 

Os mercadores olham em volta, depois se inclinam mais perto dela, abaixando suas vozes.

 

MERCADOR

Não fale tão alto. Eles falam muito sobre

amor e tolerância, mas eu já vi pessoas

que cruzaram com eles serem levadas

para alguns lugares bem desagradáveis.

 

XENA

É?

 

MERCADOR

É. Isto aqui era apenas um remanso

afastado. Daí esses caras apareceram e

começaram a falar sobre toda essa conversa

de partilha e amor e as pessoas caíram nessa.

 

XENA

Partilhar não é algo ruim.

 

MERCADOR

Não, se todos fizerem isso.

(se retorcendo)

A questão é que foi assim que começou, mas

agora a partilha está mais para esses caras

recebendo, e dando muito pouco em troca.

 

XENA

Ã-ram. Então eles pedem por doações?

 

 

MERCADOR

Pedem?

(rindo)

Se você vender ou comprar qualquer coisa nesta

cidade, você paga a eles uma porcentagem.

Acho que eles impuseram isso como uma

obrigação depois que ergueram o lugar.

 

XENA

E se você não pagar?

 

O mercador olha em volta cuidadosamente.

 

MERCADOR

Eu poderia lhe contar, mas eu não quero

ver minha língua pendurada no portão.

 

As sobrancelhas de Xena se erguem.

 

MERCADOR

(continua)

(sussurrando)

Mas eu vou lhe mostrar, se

você ousar vir comigo.

 

Xena olha pensativamente para o mercador. Então ela atira uma moeda na mesa e se levanta, parando para esperá-lo juntar-se a ela.

 

 

CORTA PARA:

 

CENA EXT. DEGRAUS DO TEMPLO DA CIDADE DE HEDELON - TARDE

 

Gabrielle se juntou agora ao grupo sentado nos degraus. Dois dos homens com os mantos que têm o selo do sol estão de cada lado dela, e dois dos outros se sentam ao longo dos degraus.

 

GABRIELLE

Mas San, você disse que

estava ensinando...

 

SAN

Eu não, Gabrielle. Eu não ensino; eu

simplesmente apresento questões.

 

GABRIELLE

(sorrindo)

Okei. A questão que você apresentou foi:

‘Você pode amar seu próximo sem

amar a si mesmo primeiro?’

 

SAN

Sim.

 

GABRIELLE

Minha questão para você é... : Se o amor é

realmente uma dádiva, não é egoísmo dar a si

mesmo esse presente antes de dá-lo aos outros?

 

 

San reflete sobre isso. O outro homem com o selo do sol no manto rabisca algo num pergaminho. Os outros dois espectadores escutam com interesse.

 

SAN

Essa é certamente uma questão, Gabrielle.

Eu não sei se posso respondê-la, mas

eu sei que nosso líder poderia.

 

GABRIELLE

Eva?

 

Ambos homens de manto olham para ela com um leve desconforto. Os dois espectadores também parecem chocados.

 

SAN

Ah... Sim, embora nós a

chamemos de A Iluminada,

ou Aquela que Escuta.

 

GABRIELLE

Bem, talvez eu possa

perguntar a ela.

 

Os dois homens se entreolham.

 

GABRIELLE

(continua)

Claro que não tomaria muito tempo.

 

SAN

(dando de ombros)

Nós podemos ver se A Iluminada está

disposta. Mas não há modo de saber.

Você poderia se desapontar.

 

GABRIELLE

É a única forma de descobrir.

 

 

Eles se levantam, e os dois homens de manto começam a subir os degraus, conduzindo Gabrielle na direção da entrada do templo.

 

CORTA PARA:

 

CENA EXT. ESTALEIRO DA CIDADE DE HEDELON - FINAL DA TARDE

 

Xena e o mercador andam furtivamente junto a um beco perto do estaleiro. Quando eles atingem a esquina, o mercador pára e se aperta contra o muro. Xena faz o mesmo.

 

MERCADOR

Bem ali.

 

Xena cuidadosamente espia pela esquina e observa. Perto do final da estrada está um extenso prédio com um muro em volta dele. No muro há um portão, e sobre o portão está o selo do sol coroado. Há guardas ao portão, usando túnicas que também carregam o selo.

 

XENA

O que é isso?

 

MERCADOR

Esse é o lugar para onde as pessoas que

discordam com os caras de manto são levadas.

 

Xena examina a estrutura.

 

XENA

Como você sabe?

 

O mercador parece momentaneamente abalado. Ele se vira e se move um pouco para trás, afastando-se de Xena, mas não vai embora.

 

MERCADOR

Eu tenho um irmão lá dentro.

 

Xena observa enquanto dois homens de manto se aproximam do portão. Eles são saudados pelos guardas, que abrem as portas respeitosamente a eles. Eles entram, e os portões são fechados atrás deles.

 

XENA

Por que está me contando isso tudo?

 

 

O mercador ri disfarçada e suavemente.

 

MERCADOR

Porque eu sei quem você é, Xena.

 

Xena não parece surpresa. Ela observa os portões se abrirem novamente, e desta vez os dois homens de manto emergem com uma figura entre eles, vestida em trapos.

 

XENA

Entendo.

 

MERCADOR

Eu sei que você não é amiga dos deuses.

 

XENA

E o que faz você pensar

que eu sou sua amiga?

 

O mercador dá outro passo para trás.

 

MERCADOR

Digamos apenas que eu ouvi histórias.

De qualquer forma, você queria

ver a verdade. Aí está ela.

 

O mercador se vira e corre para fora do beco, desaparecendo rapidamente em uma leve nuvem de poeira.

 

Xena suspira e volta a examinar o prédio. Depois de um momento, ela dá um passo para trás e baixa o olhar para si mesma, abrindo os braços em questionamento. Ela balança a cabeça, depois se move pela esquina e começa a esquivar-se na direção do prédio, esforçando-se ao máximo para não chamar atenção.

 

CORTA PARA:

 

CENA INT. TEMPLO PRINCIPAL DA CIDADE DE HEDELON - FINAL DA TARDE

 

Gabrielle caminha com San e seu amigo através do templo. É um prédio de pedra com paredes brancas e lisas, e um chão meticulosamente limpo.

 

Dos dois lados do corredor principal há câmaras. Gabrielle olha dentro de uma enquanto passa e vê várias pessoas de manto, homens e mulheres, sentados em tapetes de lã no chão, estudando pergaminhos.

 

Há tochas nas paredes, mas a atmosfera é de austeridade e moderação. Gabrielle se estica para tocar uma das tochas da parede enquanto caminha. Ela puxa sua mão de volta e descobre nada mais do que uma mancha de sujeira em seus dedos.

 

GABRIELLE

Há quanto tempo você esteve aqui?

 

 

San se vira, surpreso com a pergunta.

 

SAN

Eu? Há três luas apenas.

 

GABRIELLE

E quanto a outras pessoas?

Este lugar?

 

SAN

Ah. Duas colheitas, acho.

Estou certo, Temis?

 

Gabrielle olha para cima do prédio.

 

TEMIS

Acho que sim. Este lugar costumava ser o

palácio de um nobre. A Iluminada deu ao

nobre a mensagem, e ele o entregou a ela

para que ela o usasse em seus trabalhos.

 

GABRIELLE

Ah. Entendo.

 

Eles caminham, passando por aposento após aposento. A maioria está vazia e em silêncio. Alguns estão ocupados com pessoas meditando. Todos parecem limpos e quase estéreis.

 

Eles sobem por um andar de degraus. Ao topo da escada está um par de portas ornadas, pesadamente entalhadas e forjadas de ouro e prata. Este é o único sinal de riqueza até agora.

 

SAN

Este é o lugar onde escutamos

as mensagens que ela nos dá.

 

Gabrielle os segue pelos degraus. Ao topo da escada, San abre a grande porta e eles entram.

 

CORTA PARA:

 

CENA EXT. TOPO DO TELHADO DO ESTALEIRO DA CIDADE DE HEDELON - AO MESMO TEMPO

 

Um telhado cobre o prédio do estaleiro. Um par de mãos repentinamente se revela em torno da beirada do telhado e, imediatamente depois, Xena salta para cima, sobre a beirada, e pousa no topo do telhado com um baque surdo. Ela sacode a poeira das mãos e vai para a beirada oposta, se ajoelhando e espiando o templo por cima.

 

 

O prédio onde ela está é mais alto que os muros, e ela agora pode ver sobre eles. Ela faz sombra nos olhos com as mãos e observa um grupo de homens em trapos que estão perto do lado de dentro do muro, todos ocupados trabalhando em várias tarefas.

 

Observando-os há guardas com túnicas marcadas pelo selo. Os homens trabalhando estão em roupas esfarrapadas e parecem magros. Um deles se vira para apontar para um poço no canto do pátio, mas os guardas gesticulam ferozmente para ele e ele volta a trabalhar.

 

XENA

Parece que eles conseguem os

dinares de um jeito ou de outro.

 

Xena escala a beirada do telhado e pára, depois se joga pelo espaço em direção ao próximo telhado, este mais perto do prédio do templo.

 

Ela pousa e se arrasta até a outra beirada, espiando cuidadosamente os muros do outro lado.

 

Um guarda olha para cima, e ela se abaixa, esperando por um alarme.

 

Continua quieto. Lentamente, ela levanta a cabeça novamente e espia. Os guardas foram embora para vigiar a estrada que leva aos portões.

 

Xena espera mais alguns segundos. Então ela escala o muro baixo em volta deste telhado, e balança ali, se preparando para saltar no muro.

 

Os guardas repentinamente se viram e vêm na direção em que ela está. Xena pensa rápido e salta sobre as cabeças deles enquanto eles correm para a porta do prédio em que ela esteve parada. Ela aterrissa no muro quando eles atingem a porta e começam a bater.

 

Xena corre pelo topo do muro, depois salta para dentro do pátio interno.

 

CORTA PARA:

 

CENA INT. TEMPLO PRINCIPAL DA CIDADE DE HEDELON - CÂMARA INTERNA

 

Gabrielle espera sozinha em uma pequena câmara dentro da área principal do templo. Como o resto do prédio, esta câmara é modesta e austera, embora haja um tapete de lã no chão de pedra e várias cadeiras de madeira.

 

Gabrielle ergue os olhos para um mosaico na parede. Ele é feito de telhas comuns de cerâmica e contorna o selo do sol coroado com um par de linhas onduladas abaixo dele.

 

A porta interna se abre e Gabrielle se vira, mas é uma jovem garota em um manto simples quem entra. A garota parece tão surpresa em ver Gabrielle quanto Gabrielle está em vê-la.

 

GAROTA

Oh! Desculpe-me. Eu não sabia

que tinha alguém aqui dentro.

 

GABRIELLE

Está tudo bem.

 

GAROTA

(hesitante)

Você está esperando para ver A Iluminada?

Acho que ela está meditando.

 

GABRIELLE

Sim, estou. Você mora aqui?

 

A garota se aproxima dela, aparentemente tranqüilizada. Ela está no começo da adolescência, é magra, e tem o cabelo quase da mesma cor que o de Gabrielle.

 

GAROTA

Sim. Eu costumava viver nas ruas daqui,

mas A Iluminada me encontrou,

e me ensinou as palavras.

 

GABRIELLE

Você gosta de ser uma parte disso tudo?

 

A garota olha para Gabrielle estranhamente.

 

GAROTA

Você não gostaria? É por isso

que você está aqui, não é?

 

GABRIELLE

Não exatamente.

 

 

Vozes repentinamente soam no quarto interno. A garota se vira, correndo de volta para a porta quando as vozes se aproximam.

 

Gabrielle permanece em silêncio, cruzando os braços sobre o peito.

 

Várias vozes são agora audíveis, embora as palavras não sejam inteiramente claras. A jovem garota puxa a porta, abrindo-a, e agora as vozes se tornam claras.

 

VOZ DE HOMEM

Iluminada, só mais uma

pergunta, por favor...

 

SAN

Eldren, por favor, a visitante está esperando.

 

VOZ DE MULHER

Você não deveria ficar trazendo gente de fora aqui para

dentro assim, San! No que você estava pensando??

 

Uma multidão de pessoas irrompe para dentro do aposento, com Eva no centro delas. Gabrielle continua quieta, observando atentamente. As pessoas em volta de Eva falam todas ao mesmo tempo, cercando-a com um rumor de sons e caos. Eva veste um conjunto de mantos simples, sem nenhuma insígnia de qualquer tipo.

 

SAN

Qualquer um com uma pergunta é bem-vindo,

você me disse. Eu pensei que o objetivo era...

 

HOMEM

Sim, mas todos nós temos perguntas.

Há tanto tempo dentro de um dia!

 

MULHER

Iluminada, sua agenda...

 

GAROTA

Você recebeu nova mensagem, Iluminada?

Achei que você tinha dito que...

 

GABRIELLE

(claramente)

Eva.

 

 

No meio de todo o barulho e atividade, Eva repentinamente ergue os olhos e os passa pelo aposento. Seus olhos encontram os de Gabrielle.

 

Os murmúrios esvanecem até o silêncio, e todos olham para Eva, depois, incertos, se viram para olhar para Gabrielle.

 

EVA

Com aquela pergunta, eu

deveria saber que era você.

 

 

FADE OUT.
 

FIM DO PRIMEIRO ATO

SEGUNDO ATO