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SEGUNDO ATO

 

FADE IN:

 

CENA EXT. FLORESTA - DIA

 

Xena e Gabrielle viajaram para mais longe dentro da floresta ainda seguindo os rastros de Argo. De repente, a égua irrompe de um mato trançado de árvores, vindo direto para elas. Ela está se emproando levemente, balançando a cabeça como em sinal de advertência e largamente tentando fazer elas se afastarem.

 

 

XENA

Calma, garota! Calma!

O que há de errado?

 

Ambas se aproximam dela lentamente, mas - enquanto o fazem - ela se arremete para longe delas, afastando-as para longe da direção aonde elas estavam indo.

 

Elas olham uma para a outra e depois novamente tentam se aproximar da égua. Ela se empina nervosamente e se afasta para trás.

 

GABRIELLE

Calma, Argo. Calma agora.

 

Gabrielle se aproxima dela pela frente enquanto Xena tenta dar a volta pelo lado para colocar a corda em torno de seu pescoço. Ela se vira e olha para Xena, bufando antes de se afastar para trás mais uma vez.

 

GABRIELLE

Algo a assustou.

 

XENA

Precisamos acalmá-la

antes que ela se machuque.

 

 

Argo se vira e corre para mais longe do local, forçando Xena e Gabrielle a segui-la.

 

GABRIELLE

Ela realmente não nos quer perto

do que quer que esteja lá atrás.

 

Antes que o som da voz de Gabrielle tenha sequer deixado o ar, há um grito vindo do bosque. É claramente um cavalo. O som torna bastante aparente o fato de ele estar com alguma espécie de problema. Argo se torna mais agitada e começa a se empinar de uma maneira quase bastante violenta.

 

Os ruídos se aproximam e, enquanto os choros de dor do cavalo são ouvidos, também pode-se ouvir os sons de homens gritando.

 

HOMEM #1

(nos bastidores)

Peguem ele!

 

HOMEM #2

(nos bastidores)

Não lhe causem dano!

 

Xena e Gabrielle observam quando um imenso garanhão branco vem para dentro da clareira. Ambas se cobrem atrás das árvores para observar quando ouvem homens seguindo o cavalo. Gabrielle percebe um extenso corte atravessando o peito do garanhão que está gotejando um brilhante sangue vermelho, espirrando-o por toda a clareira enquanto o cavalo dispara por ali, tentando evadir de seus caçadores.

 

Então ele faz algo que pega Xena e Gabrielle de surpresa. Quando os caçadores chegam na clareira, ele expande suas asas.

 

GABRIELLE

Pelos deuses.

 

XENA

Um Pégasus.

 

GABRIELLE

Precisamos ajudá-lo.

 

 

Argo se move até elas e as encara. Nota-se que ela está bloqueando o caminho até os caçadores e a caça.

 

XENA

Calma, garota. Nós vamos

dar uma mãozinha a ele.

 

Argo abaixa a cabeça e dá um passo à frente. Ela está fazendo o melhor para afastá-las para trás. Há outro grito selvagem vindo do Pégasus. Xena e Gabrielle olham além de Argo a tempo de ver dois dos quatro homens no grupo atirarem uma rede sobre ele. Ele pára por um segundo e vira sua cabeça para onde Argo está parada. Então ele se empina novamente e relincha alto para ela.

 

Argo se vira e dá alguns passos à frente antes de se empinar e responder a ele. Então ela se vira e corre para longe, passando por Xena e Gabrielle, aparentemente na direção de volta pelo rio até o acampamento delas.

 

Divididas entre ir ajudar o Pégasus e seguir Argo, Xena e Gabrielle observam quando o Pégasus dá seu último suspiro e cai morto no chão.

 

XENA

Filhos da mãe.

 

Os homens se amontoam em volta. O líder obviamente não está feliz.

 

HOMEM #1

Seus idiotas, vocês quebraram a asa dele!

 

HOMEM #2

É, mas a outra ainda irá valer

um bom preço em Atenas.

 

HOMEM #3

E quanto a aquela égua

dourada que estava com ele?

 

HOMEM #1

Deixem-na. 

Ela é só um cavalo.

 

CORTA PARA:

 

CENA EXT. ACAMPAMENTO - DIA

 

Xena e Gabrielle estão cuidando de Argo, que parece estar mais calma agora, mas ainda está se retorcendo um pouco, mesmo quando Xena a escova e Gabrielle lhe oferece fatias de maçã.

 

GABRIELLE

Então, e agora?

 

XENA

Nós damos tempo a eles para fazerem o que

vão fazer, e depois vamos atrás deles.

 

 

Argo balança a cabeça e parece acenar como um 'não’.

 

GABRIELLE

Acho que ela não gosta da idéia.

 

XENA

Tudo bem então. Vamos empacotar as coisas e ir

até o próximo vilarejo para ver se conseguimos

alguma informação por lá. Se alguém está

caçando o Pégasus eu não vejo como possa

manter isso em silêncio. Eles mencionaram

Atenas, mas terão que prepará-las

para embarque em algum lugar.

 

GABRIELLE

Acho que um estábulo agradável e quentinho é

simplesmente a passagem para Argo também.

 

XENA

Você leu minha mente.

 

DISSOLVE PARA:

 

CENA EXT. CIDADE - DE TARDE

 

É um vilarejo bastante comum. Nada fora do ordinário sobre ele como um todo. As pessoas parecem felizes o suficiente enquanto cuidam dos seus negócios, prestando pouca atenção em Xena e Gabrielle enquanto elas conduzem Argo para dentro do vilarejo.

 

GABRIELLE

Quantos você acha

que eles mataram?

 

XENA

Um já é muito, mas eu tenho

a impressão de que eles vêm

fazendo isso há algum tempo.

 

GABRIELLE

Eu achava que não

havia mais nenhum.

 

XENA

Se eles continuarem assim,

não vai haver mesmo.

 

Xena olha em volta e aponta para uma placa que parece indicar o estábulo local.

 

XENA

(continua)

Venha; vamos ajeitá-la lá.

Depois vamos espiar um pouco por aí.

 

CORTA PARA:

 

CENA INT. ESTÁBULO - DE TARDE

 

Xena está escovando Argo enquanto Gabrielle armazena seu cordame em um compartimento próximo ao seu boxe.

 

GABRIELLE

Como ela está?

 

 

XENA

Melhor. Ela se acalmou bastante.

 

GABRIELLE

Por que você acha que ela estava tão

insistente em nos afastar de lá?

 

XENA

Só posso supor que havia mais Pégasus

por ali, provavelmente se escondendo, e ela

estava com medo de que nós pudéssemos

acidentalmente levar aqueles homens até eles.

 

Gabrielle esvazia um saco de aveia dentro de um cocho e dá um tapinha no pescoço de Argo.

 

GABRIELLE

Tudo bem, garota. Nós nos certificaremos de

detê-los. Ninguém irá machucar seus amigos.

 

Argo bufa, assente com a cabeça, depois fuça o pescoço de Gabrielle.

 

Xena e Gabrielle se entreolham. Mesmo embora Argo não possa articular isso em palavras, elas sabem que o que quer que ela viu foi horripilante para ela.

 

CORTA PARA:

 

CENA INT. ESTALAGEM - COMEÇO DA NOITE

 

Xena e Gabrielle estão sentadas nos fundos do aposento, em uma mesa de canto, a qual lhes proporciona uma vista perfeita do lugar inteiro.

 

GABRIELLE

Até agora parece que

ninguém está envolvido.

 

XENA

É cedo. Eles tiveram um bom dia de caça...

estarão aqui. Eles também precisam de alguém

para financiar essa pequena aventura, e eu apostaria

meu último dinar que o estalajadeiro está envolvido

nisso. Ele obviamente é um dos homens

mais prósperos da cidade.

 

GABRIELLE

Zeus usou o Pégasus para carregar

seus raios trovejantes. Eu gostaria que

tivéssemos alguns deles agora. Aqueles

homens mereciam um raio direto n...

 

Antes que ela possa terminar, Xena aponta para dois homens entrando na estalagem. Eles não parecem tão incomuns, exceto pelo fato de um deles ter algumas penas brancas saindo de uma sacola jogada sobre seu ombro.

 

O estalajadeiro acena para os homens para juntarem-se a ele na extremidade do bar. Eles não parecem estar nem um pouco interessados em manter a conversa deles em silêncio.

 

ESTALAJADEIRO

Como vocês vão hoje?

 

ERRILIS

Encontramos um bem grande. Ele começou

a lutar, mas nós finalmente o pegamos.

 

O homem com a sacola a abre e coloca algumas das penas sobre o bar.

 

ALEXIE

Uma de suas asas se quebrou.

 

ESTALAJADEIRO

Que lástima. Elas dão um bom preço no mer-

cado de Atenas. Mas as penas vendem bem

também. Aquelas pessoas na Academia de

Atenas as adoram... acham que são penas

de escrever abençoadas pelas musas.

 

Gabrielle olha para Xena com uma expressão de enjôo no rosto. Xena se estica e lhe toma a mão para confortá-la.

 

XENA

(sussurrando)

Está tudo bem.

 

GABRIELLE

Que burros! Um dia eles aprenderão

que usar a pena de um Pégasus

não os tornará talentosos.

 

 

XENA

Quando terminarmos, não haverá

mais comércio de penas nem de

nenhuma outra parte do animal.

 

ESTALAJADEIRO

Vocês tiveram algum outro problema?

 

ERRILIS

Nenhum. O garanhão estava com uma égua

dourada, mas não nos aborrecemos com ela.

Ela era um cavalo comum. Embora fosse

bonita. Eu não me importaria de

pegá-la para mim.

 

XENA

(em voz baixa)

Ela é esperta demais para você.

 

Xena e Gabrielle observam enquanto os homens concluem seus negócios e deixam a estalagem. Gabrielle atira algumas moedas na mesa e elas se levantam para segui-los.

 

CORTA PARA:

 

CENA EXT. BECO - COMEÇO DA NOITE

 

Silenciosamente elas seguem os homens descendo por um beco semi-escuro e observam quando eles entram em um prédio por uma porta lateral. Quase imediatamente elas começam a procurar em volta por outro modo de entrar e, sem dizer nada, elas decidem que o melhor caminho será pelo segundo andar.

 

Xena se posiciona e ergue Gabrielle pelo pé até o parapeito da sacada do segundo andar. Uma vez segura, Gabrielle escala para cima do parapeito. Ela se vira e oferece a mão para Xena, que a recusa com um balanço de cabeça. Xena dá alguns passos para trás, depois corre e salta até o parapeito, se puxando para cima com muito pouco esforço.

 

GABRIELLE

Exibida.

 

Xena sorri e dá de ombros enquanto elas se viram e caminham até a porta da sacada.

 

 

CORTA PARA:

 

CENA INT. CASA - CONTINUANDO

 

Movendo-se silenciosamente por um longo corredor, elas páram ao topo de uma escadaria que leva para baixo, para uma sala de reuniões. A luz do quarto abaixo delas se filtra subindo os degraus, mas permite que elas continuem escondidas nas sombras.

 

Há várias vozes misturadas juntas em um baixo murmúrio silencioso. Mas trechos da conversa podem ser ouvidos.

 

HOMEM #1

Nós achamos que ainda há um

pequeno bando deles lá fora.

 

HOMEM #2

Nós voltaremos lá pela manhã.

Eu imagino o quanto um potro

possa render em um leilão.

 

Xena cutuca o capote de Gabrielle e aponta na direção do aposento por onde elas entraram.

 

XENA

Vamos.

 

GABRIELLE

Mas...

 

XENA

Eles não vão a lugar algum até

a manhã. Isso nos dá tempo.

 

Gabrielle assente e elas voltam por onde vieram.

 

FADE OUT.
 

FIM DO SEGUNDO ATO

TERCEIRO ATO